Programa do Curso

Dia 01

Introdução

  • Porquê BDD?
  • BDD como uma extensão de Agile
  • Agenda para o Dia 01

Aplicação do BDD em diferentes fases do ciclo de desenvolvimento de software

  • Antes do desenvolvimento
  • Durante o desenvolvimento
  • Após o desenvolvimento

Uma linguagem para governar todos eles

  • Engenheiros e não engenheiros falam línguas diferentes
  • Colmatando o fosso através do BDD
  • Uma antevisão da linguagem BDD: Gherkin

Os diferentes papéis do BDD

  • BDD como requisitos do produto (para o proprietário do produto)
  • BDD como critérios de aceitação (para os programadores)
  • BDD como casos de teste (para os testadores)
  • BDD como uma descrição do produto (para outras partes interessadas)

Voltar a Agile: Tudo começa com as Histórias de Utilizador

  • Visão geral do ciclo de desenvolvimento do Agile
  • O papel das Histórias de Utilizador no desenvolvimento Agile

Sessão de perguntas e respostas e discussão

Questionário

Criar uma Gohistória de utilizador

  • Utilizar a linguagem correcta
    • Função, ação, resultado
  • Um exemplo de história de utilizador

Atividade - Escrever uma história de utilizador

  • Escrever a sua primeira história de utilizador - atividade individual
  • Aperfeiçoar as suas User Stories - atividade de equipa
  • Entregar a sua história de utilizador - atividade de equipa

Histórias de utilizador em projectos reais

  • Dinâmica da equipa
  • Ferramentas e técnicas
  • As User Stories no ciclo de desenvolvimento de software

Passagem para o BDD

  • Extensão da história de utilizador
  • Introduzir o ficheiro de características
  • Capturando o comportamento esperado do software
  • Imaginar o comportamento "inesperado"

Criar um Good Feature File

  • Usar a linguagem correcta (Gherkin)
    • Dado, Quando, Então
  • Um exemplo de Ficheiro de Características

Atividade - Escrever um Ficheiro de Características - PARTE 01

  • Escrever o seu primeiro Ficheiro de Característica - atividade individual
    • Secção de características
    • Secção do cenário
  • Apertar o seu Dossier de Recurso - atividade de equipa
  • Entregar o seu ficheiro de características - atividade de equipa

Ficheiros de características em projectos reais

  • Dinâmica da equipa
  • Ferramentas e técnicas
  • Histórias de utilizador no ciclo de desenvolvimento de software

Sessão de perguntas e respostas e debate

Questionário

Configurar o seu ambiente

  • Tornar Gherkin bonito
  • A alegria da produtividade

Atividade - Escrever um Ficheiro de Características - PARTE 02

  • Escrever o seu Feature File - atividade individual
    • Passar vários argumentos para o seu Scenario
    • Secção de esboço do cenário
  • Apertar o seu ficheiro de características - atividade de equipa
  • Entregar o seu ficheiro de características - atividade de equipa

Sessão de perguntas e respostas e debate

Questionário

Observações finais


Dia 02

Introdução

  • Recapitulação do dia anterior
  • Agenda para o dia 02

O seu próprio produto - uma introspeção

  • Descrever o seu produto
  • Desenhando uma imagem do seu produto

Alargamento da cobertura de testes

  • Usabilidade do sistema
  • Business requisitos
  • Business processos

Atividade - Escrever um Ficheiro de Características - PARTE 03

  • Escrever o seu Feature File - atividade individual
    • Secção de exemplos
    • Reutilização de dados e cenários
    • Organização de características e cenários com etiquetas
  • Apertar o seu ficheiro de características - atividade de equipa
  • Entregar o seu ficheiro de características - atividade de equipa

Sessão de perguntas e respostas e debate

Questionário

O Ficheiro de características - O que deixar de fora

  • O que deixar para os engenheiros
    • Funcionalidade de baixo nível (testes unitários)
    • Funcionalidade exaustiva entre componentes (testes de integração e de API)

Sessão de perguntas e respostas e debate

Questionário

O seu próprio produto - uma introspeção

  • Quão utilizável é o seu produto?
  • Quão utilizável é o seu produto para utilizadores externos?

Communication com pessoas fora da sua equipa

Resumo e próximos passos

Requisitos

  • Compreensão dos conceitos de requisitos do utilizador
  • um olhar perspicaz para os aspectos positivos e negativos do software, na perspetiva do utilizador final
  • Não é necessário ter experiência em testes Programming.

Público-alvo

  • Proprietários e gestores de produtos
  • Analistas Business
  • Testadores manuais
  • Utilizadores finais de um produto ou sistema de software
  • Não engenheiros e não programadores envolvidos na conceção do produto
 14 Horas

Número de participantes


Preço por Participante

Declaração de Clientes (7)

Próximas Formações Provisórias

Categorias Relacionadas