Programa do Curso

Introdução às plataformas CMS

  • O que é um CMS?
  • Panorâmica das plataformas CMS mais populares: WordPress, Joomla, Drupal
  • O papel de um CMS na gestão de conteúdos
  • Principais caraterísticas de um CMS
  • Casos de utilização de CMS: Blogues, comércio eletrónico, sítios Web de empresas

Instalação e configuração de CMS

  • Escolher uma plataforma CMS
  • Instalação e configuração de um CMS
  • Visão geral do painel de controlo e da interface do CMS
  • Gestão de temas e plug-ins/add-ons
  • Personalizar a interface do CMS de acordo com as necessidades da organização

Criar e gerir conteúdos

  • Criar páginas e mensagens
  • Edição de conteúdos: Editor WYSIWYG vs. editor de código
  • Trabalhar com meios de comunicação: Imagens, vídeos e PDFs
  • Organizar conteúdo com categorias, etiquetas e menus
  • Agendamento e publicação de conteúdo
  • Histórico de revisões e controlo de versões

Personalização de design e layout

  • Compreender temas e modelos
  • Personalizar layouts e widgets
  • Adicionar e configurar widgets e módulos
  • Criar um design reativo
  • Gerir menus de navegação e barras laterais

SEO e otimização

  • Melhores práticas de SEO na página para conteúdos CMS
  • Utilizar plug-ins/ferramentas de SEO para CMS
  • Otimização do conteúdo para velocidade e compatibilidade com dispositivos móveis
  • Utilização de meta tags e mapas de sítios
  • Implementação de dados estruturados (schema)

Funções e permissões dos utilizadores

  • Visão geral das funções de utilizador do CMS (Administrador, Editor, Colaborador, etc.)
  • Definir permissões para a gestão de conteúdos colaborativos
  • Gerir o acesso dos utilizadores e os protocolos de segurança

Manutenção e segurança do CMS

  • Tarefas regulares de manutenção do CMS (cópias de segurança, actualizações, etc.)
  • Proteção de um CMS: Melhores práticas
  • Resolução de problemas comuns de CMS
  • Gerir plugins, extensões e problemas de compatibilidade
  • Compreender a privacidade e a conformidade dos dados do CMS

Desempenho e análise de conteúdos

  • Integrar ferramentas de análise (Google Analytics, análise de CMS)
  • Acompanhar o envolvimento do conteúdo e as métricas de desempenho
  • Analisar o comportamento dos utilizadores e as fontes de tráfego
  • Utilizar dados para melhorar a estratégia de conteúdos

Resumo e próximos passos

Requisitos

  • Conhecimentos básicos de utilização de navegadores Web e de navegação em sítios Web

Público

  • Gestores de conteúdos
  • Administradores
 14 Horas

Número de participantes


Preço por Participante

Próximas Formações Provisórias

Categorias Relacionadas