Programa do Curso

Introdução à engenharia de sistemas Visão geral

  • Motivação
  • O processo de engenharia de sistemas
  • Aplicação típica do processo de engenharia de sistemas
  • Abordagem baseada em documentos versus abordagem baseada em modelos para a engenharia de sistemas
  • Revisão rápida de SysML
    • SysML Objetivo e Principais Caraterísticas
    • Visão geral do diagrama SysML
    • Apresentando SysML-Lite
    • Um método MBSE simplificado
      • A curva de aprendizagem para SysML e MBSE
  • Cobertura da certificação OCSMP e SysML
  • Visão geral dos modelos SysML com diagramas

O diagrama de pacotes

  • Visão Geral
  • Definindo pacotes usando um diagrama de pacotes
  • Organizando uma hierarquia de pacotes
  • Mostrando Elements empacotáveis em um Diagrama de Pacotes
  • Pacotes como Namespaces
  • Importando Modelos Elements para Pacotes
  • Mostrando dependências entre Elements empacotáveis

Blocos

  • Diagrama de Definição de Blocos
  • Modelando a estrutura e as caraterísticas de blocos usando propriedades
  • Fluxos
  • Comportamento de blocos
  • Modelagem de interfaces usando portas
  • Modelagem de hierarquias de classificação usando generalização
  • Modelagem de configurações de blocos usando instâncias
  • Semântica de blocos

Restrições

  • Iões de Constrangimento Express
  • Encapsulamento de restrições em blocos de restrições para permitir a reutilização
  • Utilização da composição para construir blocos de restrições complexos
  • Utilização de um diagrama paramétrico para vincular parâmetros de blocos de restrições
  • Propriedades de valor de restrição de um bloco
  • Capturando valores em configurações de bloco
  • Restrição de propriedades dependentes de tempo para facilitar a análise baseada em tempo
  • Utilização de blocos de restrições para restringir fluxos de itens

Activities

  • O Diagrama de Atividades
  • Ações - a base
  • Objectos e fluxos de controlo
  • Sinais e outros eventos
  • Estruturação Activities
  • Modelação avançada de fluxos
  • Modelagem de restrições na execução de atividades
  • Relacionando Activities com blocos e outros comportamentos
  • Modelagem de hierarquias de atividades usando diagramas de definição de blocos
  • Diagrama de Bloco de Fluxo Funcional Avançado
  • Execução de Activities

Modelação do comportamento baseado em mensagens com interações

  • O Diagrama de Sequência
  • O contexto das interações
  • Linhas de vida
  • Troca de mensagens entre linhas de vida
  • Representação do tempo em um diagrama de seqüência
  • Cenários complexos usando fragmentos combinados
  • Interações complexas
  • Decompondo linhas de vida para representar o comportamento interno

Diagrama de máquina de estados

  • Comportamento baseado em eventos e máquina de estados
  • Especificando estados
  • Transição entre estados
  • Chamadas de operação
  • Hierarquias de estados
  • Contraste entre estados discretos e contínuos

Use Case Diagrama

  • Utilização de actores para representar os utilizadores de um sistema
  • Usando Use Cases para descrever a funcionalidade do sistema
  • Elaboração de Use Cases com comportamentos

Modelagem de requisitos baseados em texto e sua relação com o design

  • Diagrama de requisitos
  • Representação de um requisito de texto no modelo
  • Tipos de relações de requisitos
  • Relações transversais
  • Representação da justificativa para relações de requisitos
  • Representação de requisitos e suas relações em tabelas
  • Modelagem de hierarquias de requisitos em pacotes
  • Modelagem de uma hierarquia de contenção de necessidades
  • Modelagem de derivação de requisitos
  • Afirmação de que um requisito é atendido
  • Verificação de que um requisito foi atendido
  • Redução da ambigüidade de requisitos usando a relação Refinar
  • Utilização da relação de rastreamento de uso geral
  • Reutilização de necessidades com a relação de cópia

Atribuições

  • Relação de atribuição
  • Notação de atribuição
  • Tipos de atribuição
  • Reutilização: Especificação de definição e uso na alocação
  • Atribuição de comportamento à estrutura usando a atribuição funcional
  • Atribuição de fluxos comportamentais a fluxos estruturais
  • Atribuição entre hierarquias estruturais independentes
  • Modelagem de alocação de fluxo estrutural
  • Atribuição de propriedades profundamente aninhadas
  • Avaliando a alocação em um modelo de usuário

Personalizando SysML para Domínios Específicos

  • A Especificação SysML e a Arquitetura da Linguagem
  • Definição de bibliotecas de modelos para fornecer construções reutilizáveis
  • Definindo Estereótipos para Estender os Conceitos de SysML
  • Extensão da linguagem SysML usando perfis
  • Aplicar Perfis a Modelos de Utilizador para Utilizar Estereótipos
  • Aplicação de estereótipos na construção de um modelo
  • Definição e utilização de pontos de vista para gerar vistas do modelo

Método de Engenharia de Sistemas Orientada a Objectos

  • Visão geral do método
  • Um caso de estudo/exemplo

Integração de SysML num ambiente de desenvolvimento de sistemas

  • Especificação de um ambiente de desenvolvimento de sistemas integrados
  • Mecanismos de intercâmbio de dados
  • Seleção de uma ferramenta de modelação de sistemas

Implementação de SysML numa organização

  • Processo de Melhoria
  • Elements de uma Estratégia de Implantação

Requisitos

Os delegados precisam de ter uma certificação prévia OCSMP Model Builder - Fundamental antes de participarem na formação

 28 Horas

Número de participantes


Preço por Participante

Próximas Formações Provisórias

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