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Programa do Curso
Introdução à engenharia de sistemas Visão geral
- Motivação
- O processo de engenharia de sistemas
- Aplicação típica do processo de engenharia de sistemas
- Abordagem baseada em documentos versus abordagem baseada em modelos para a engenharia de sistemas
- Revisão rápida de SysML
- SysML Objetivo e Principais Caraterísticas
- Visão geral do diagrama SysML
- Apresentando SysML-Lite
- Um método MBSE simplificado
- A curva de aprendizagem para SysML e MBSE
- Cobertura da certificação OCSMP e SysML
- Visão geral dos modelos SysML com diagramas
O diagrama de pacotes
- Visão Geral
- Definindo pacotes usando um diagrama de pacotes
- Organizando uma hierarquia de pacotes
- Mostrando Elements empacotáveis em um Diagrama de Pacotes
- Pacotes como Namespaces
- Importando Modelos Elements para Pacotes
- Mostrando dependências entre Elements empacotáveis
Blocos
- Diagrama de Definição de Blocos
- Modelando a estrutura e as caraterísticas de blocos usando propriedades
- Fluxos
- Comportamento de blocos
- Modelagem de interfaces usando portas
- Modelagem de hierarquias de classificação usando generalização
- Modelagem de configurações de blocos usando instâncias
- Semântica de blocos
Restrições
- Iões de Constrangimento Express
- Encapsulamento de restrições em blocos de restrições para permitir a reutilização
- Utilização da composição para construir blocos de restrições complexos
- Utilização de um diagrama paramétrico para vincular parâmetros de blocos de restrições
- Propriedades de valor de restrição de um bloco
- Capturando valores em configurações de bloco
- Restrição de propriedades dependentes de tempo para facilitar a análise baseada em tempo
- Utilização de blocos de restrições para restringir fluxos de itens
Activities
- O Diagrama de Atividades
- Ações - a base
- Objectos e fluxos de controlo
- Sinais e outros eventos
- Estruturação Activities
- Modelação avançada de fluxos
- Modelagem de restrições na execução de atividades
- Relacionando Activities com blocos e outros comportamentos
- Modelagem de hierarquias de atividades usando diagramas de definição de blocos
- Diagrama de Bloco de Fluxo Funcional Avançado
- Execução de Activities
Modelação do comportamento baseado em mensagens com interações
- O Diagrama de Sequência
- O contexto das interações
- Linhas de vida
- Troca de mensagens entre linhas de vida
- Representação do tempo em um diagrama de seqüência
- Cenários complexos usando fragmentos combinados
- Interações complexas
- Decompondo linhas de vida para representar o comportamento interno
Diagrama de máquina de estados
- Comportamento baseado em eventos e máquina de estados
- Especificando estados
- Transição entre estados
- Chamadas de operação
- Hierarquias de estados
- Contraste entre estados discretos e contínuos
Use Case Diagrama
- Utilização de actores para representar os utilizadores de um sistema
- Usando Use Cases para descrever a funcionalidade do sistema
- Elaboração de Use Cases com comportamentos
Modelagem de requisitos baseados em texto e sua relação com o design
- Diagrama de requisitos
- Representação de um requisito de texto no modelo
- Tipos de relações de requisitos
- Relações transversais
- Representação da justificativa para relações de requisitos
- Representação de requisitos e suas relações em tabelas
- Modelagem de hierarquias de requisitos em pacotes
- Modelagem de uma hierarquia de contenção de necessidades
- Modelagem de derivação de requisitos
- Afirmação de que um requisito é atendido
- Verificação de que um requisito foi atendido
- Redução da ambigüidade de requisitos usando a relação Refinar
- Utilização da relação de rastreamento de uso geral
- Reutilização de necessidades com a relação de cópia
Atribuições
- Relação de atribuição
- Notação de atribuição
- Tipos de atribuição
- Reutilização: Especificação de definição e uso na alocação
- Atribuição de comportamento à estrutura usando a atribuição funcional
- Atribuição de fluxos comportamentais a fluxos estruturais
- Atribuição entre hierarquias estruturais independentes
- Modelagem de alocação de fluxo estrutural
- Atribuição de propriedades profundamente aninhadas
- Avaliando a alocação em um modelo de usuário
Personalizando SysML para Domínios Específicos
- A Especificação SysML e a Arquitetura da Linguagem
- Definição de bibliotecas de modelos para fornecer construções reutilizáveis
- Definindo Estereótipos para Estender os Conceitos de SysML
- Extensão da linguagem SysML usando perfis
- Aplicar Perfis a Modelos de Utilizador para Utilizar Estereótipos
- Aplicação de estereótipos na construção de um modelo
- Definição e utilização de pontos de vista para gerar vistas do modelo
Método de Engenharia de Sistemas Orientada a Objectos
- Visão geral do método
- Um caso de estudo/exemplo
Integração de SysML num ambiente de desenvolvimento de sistemas
- Especificação de um ambiente de desenvolvimento de sistemas integrados
- Mecanismos de intercâmbio de dados
- Seleção de uma ferramenta de modelação de sistemas
Implementação de SysML numa organização
- Processo de Melhoria
- Elements de uma Estratégia de Implantação
Requisitos
Os delegados precisam de ter uma certificação prévia OCSMP Model Builder - Fundamental antes de participarem na formação
28 Horas