Programa do Curso

1. PRINCÍPIOS ORIENTADORES

Princípios-chave da conceção centrada no utilizador

Introdução da norma ISO9241 como um padrão importante no domínio da usabilidade

Esclarecer as diferenças entre usabilidade e experiência do utilizador

Identificar com confiança as necessidades e os objectivos do utilizador

2. INVESTIGAÇÃO DO UTILIZADOR

Indicar os componentes de utilização adequados

Elaborar métodos de entrevista com o público-alvo

Definir a diferença entre observação e interpretação

Recolher e analisar dados qualificados sobre os utilizadores

Desenvolver técnicas e métodos de investigação

3. ILUSTRAR O CONTEXTO DE UTILIZAÇÃO

Identificar os potenciais utilizadores do seu produto ou sistema

Criar as personas do seu produto, interpretar as suas necessidades

Esclarecer o princípio da Lei de Hick sobre a relação entre o número de escolhas da interface do utilizador e a carga cognitiva

Definir e gerir os elementos das histórias de utilizadores

4. MEDIR A USABILIDADE

Definir a usabilidade em diferentes termos de eficácia, eficiência e satisfação

Utilizar dados comportamentais para identificar boas e más ideias de conceção

Escolher entre alternativas de conceção utilizando o método de teste a/b

Explicar o valor da conceção iterativa

5. ARQUITECTURA DA INFORMAÇÃO

Criar uma experiência estruturada a partir de informação desorganizada

Desenvolver um fluxo adequado entre uma pessoa e um produto ou serviço

Organizar, estruturar e rotular conteúdos, funções e caraterísticas

Comparar um modelo de implementação, um modelo mental e um modelo concetual

6. CONCEPÇÃO DA INTERACÇÃO

Descrever com confiança diferentes padrões de conceção da interface do utilizador

Escolher o controlo interativo correto na conceção de uma interface de utilizador

Definir facilmente o conceito de divulgação progressiva

Indicar a diferença entre o design de interação e uma arquitetura da informação

Definir a importância da consistência na conceção da interface do utilizador

7. CONCEPÇÃO VISUAL

Criar desenhos de interfaces de utilizador que explorem os princípios universais do design visual.

Identificar boas e más disposições de páginas

Escolher o controlo interativo correto na conceção de uma interface de utilizador

Melhorar os seus conhecimentos de investigação utilizando a metodologia de seguimento ocular

8. PROTOTIPAGEM DE INTERFACES

Escolher entre diferentes tipos de prototipagem, por exemplo, em papel e eletrónica

Descrever as diferenças entre protótipos e esboços

Identificar várias soluções de conceção diferentes antes de decidir sobre uma solução de conceção específica

Sketch protótipos em papel na prática

9. AVALIAÇÃO DA USABILIDADE

Recordar as heurísticas de usabilidade de Jacob Nielsen e outros princípios de usabilidade

Indicar os diferentes tipos de avaliação da usabilidade

Registar os dados das avaliações de usabilidade

Avaliar a usabilidade dos sistemas aplicando as heurísticas de usabilidade.

Requisitos

Não são necessários requisitos específicos para frequentar este curso.

 28 Horas

Número de participantes


Preço por Participante

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