Programa do Curso

Introdução à comunicação

  • o processo de comunicação e as suas etapas
  • a importância da comunicação verbal e não-verbal
  • técnicas e ferramentas para uma comunicação eficaz

Princípios da comunicação eficaz como elemento essencial nos contactos efectivos na sua organização

  • autoanálise do estilo de comunicação
  • erros de comunicação
  • barreiras à comunicação
  • fases de desenvolvimento do contacto interpessoal
  • comunicação direta e comunicação telefónica

Comunicar nas organizações

  • comunicação em rede numa organização
  • modelos de fluxo de informação e sua otimização
  • tarefas e ferramentas de comunicação interna

Conversações eficazes

  • desenvolvimento da autoimagem como emissor e recetor de uma mensagem
  • factores que afectam a qualidade dos contactos profissionais entre o pessoal
  • a escuta ativa como ferramenta para uma comunicação eficaz
  • factores de confusão ouvir e compreender o discurso
  • arte de fazer perguntas
  • mecanismos psicológicos e técnicas de influência

Etapas de constituição da equipa e seu impacto na cooperação

  • fases de desenvolvimento da equipa: princípios de funcionamento e riscos em cada uma delas
  • modo de trabalhar em todas elas
  • papéis da equipa e sua identificação

O conflito e a competição no grupo como a maior ameaça à cooperação

  • fontes dos tipos de conflitos
  • estratégias para lidar com os conflitos
  • competição no grupo: prós e contras

Fontes dos tipos de conflitos

Em harmonia uns com os outros e boas relações com os outros - o conceito de comportamento assertivo

  • o conceito de assertividade
  • os seus próprios direitos
  • quando se decide ser assertivo
  • tipos de comportamento: comportamento agressivo, submisso, assertivo
  • a construção de mensagens "eu" como base para uma expressão assertiva de opiniões, julgamentos e emoções
  • porque é que temos medo de dizer "não" - o que nos impede
  • tratamento auto-afirmativo que emana de si próprio

O que significa respeitarmo-nos a nós e aos outros - o que acontece se concordarmos ou recusarmos

  • capacidade de negar e recusar a admissão
  • capacidade de argumentar
  • manipulação
  • aceitação de respostas negativas e positivas a formas de crítica
  • dar feedback construtivo
 14 Horas

Número de participantes


Preço por Participante

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