Programa do Curso
Introdução às questões da comunicação
- o processo de comunicação e as suas etapas
- a importância da comunicação verbal e não verbal
- técnicas e instrumentos para uma comunicação eficaz
Princípios de comunicação eficaz como elemento essencial para uma comunicação eficaz numa organização
- autoanálise do próprio estilo de comunicação
- erros de comunicação
- barreiras à comunicação
- fases de criação do contacto interpessoal
- comunicação direta versus comunicação telefónica
Comunicação numa organização
- redes de comunicação na organização
- modelos de fluxo de informação e sua otimização
- tarefas e instrumentos de comunicação interna
Conversação eficaz
- formação da própria imagem no papel de emissor e recetor de uma mensagem
- factores que influenciam a qualidade dos contactos profissionais entre os trabalhadores
- a escuta ativa como ferramenta para uma comunicação eficaz
- factores que impedem a escuta e a compreensão
- a arte de fazer perguntas
- mecanismos psicológicos e técnicas de exercício de influência
Estar em paz consigo próprio e em boas relações com os outros - o conceito de comportamento assertivo
- o conceito de assertividade
- os seus próprios direitos
- quando é que se decide ser assertivo
- tipos de comportamento: agressivo, submisso, assertivo
- a construção de mensagens "eu" como base para a expressão assertiva de opiniões, juízos de valor e emoções
- porque é que temos medo de dizer não - o que é que nos impede?
- a autoestima resultante de um tratamento assertivo de si próprio
O que significa respeitarmo-nos a nós próprios - o que acontece quando concordamos ou dizemos não
- capacidade de dizer não e de aceitar um não
- capacidade de argumentar
- defender-se da manipulação
- aceitar avaliações negativas e positivas, responder a formas de crítica
- dar feedback construtivo
Conflito, desacordo ou discussão? Definição do termo conflito
- o que é o conflito - essência e tipos de conflito
- tipos de conflito por participantes
- quando é que o conflito interpessoal se transforma em conflito intrapessoal - teoria de Kurt Lewin
De onde vem o conflito? Ou seja, as principais fontes de conflito
- cada um puxa na sua própria direção - diferenças de objectivos
- o meu é sempre melhor - diferenças de valores ou opiniões
- quem é quem - ambiguidade organizacional
O diabo não é assim tão terrível - ou será que o conflito é sempre um obstáculo? Conflitos funcionais e disfuncionais
- todos os conflitos são destrutivos para a equipa?
- quando é que o conflito se instala?
- de que depende o poder construtivo ou destrutivo do conflito?
Quando se olha para a mesma coisa, vê-se algo diferente, ou seja, as distorções de perceção que ocorrem no conflito
- a importância das atitudes pessoais e da motivação no conflito
- o que nos impede e o que nos ajuda a ver a essência do conflito
- como se colocar no lugar dos outros - ver o conflito através dos olhos dos outros
Quem somos e quem podemos ser - Estilos de comportamento na gestão de conflitos
- nada é igual - tipos de comportamento em situações de conflito
- panaceia ????? Existe um comportamento correto em todos os conflitos?
- quando a teimosia vence - as consequências da aplicação rígida de determinados estilos
Sobre o conflito que ajuda e desenvolve - utilização assertiva e desenvolvimentista do conflito no trabalho de equipa
- competências assertivas úteis na resolução de conflitos
- como transformar chumbo em ouro - como fazer com que o conflito funcione de forma positiva numa equipa?
Como não se afogar em conflitos? - estratégias utilizadas em situações de conflito
- Eu ganho - Tu perdes
- tu ganhas - eu perco
- não há perdedor - transformar o conflito em cooperação
Trabalhar com as emoções em conflito, ou seja, como lidar com uma situação difícil
- Um vulcão cheio de lava - ou emoções que podem tomar o controlo de nós
- introdução ao treino anti-stress
- métodos de relaxamento e concentração
Não apenas os caminhos habituais - princípios criativos de resolução de conflitos
- de quantas formas se pode encontrar uma solução para um conflito?
- existe um meio de ouro para chegar a um acordo?
- formas óptimas de resolver conflitos numa empresa
Requisitos
O objetivo da formação será rever e melhorar as competências necessárias para atingir os objectivos da empresa, tanto em termos de trabalho individual como de trabalho em equipa.
Declaração de Clientes (2)
A flexibilidade do formador para ajustar os tópicos de acordo com o meu perfil.
Carlos - Magotteaux International SA
Curso - Efektywna komunikacja interpersonalna i rozwiązywanie konfliktów
Máquina Traduzida
Gosto muito da atitude e do humor do formador
zherald ametlli - SPOC S.A.
Curso - Efektywna komunikacja interpersonalna i rozwiązywanie konfliktów
Máquina Traduzida