Programa do Curso

O que está realmente em causa - tentativas de definir o conceito de mudança

  • Definições de mudança
  • O que significa gerir a mudança?
  • Porque é que ela existe - sobre os factores que determinam a necessidade de mudança numa organização
  • Como a gerir? - diferentes modelos de abordagens à mudança numa empresa

A mudança é feita pelas pessoas - os aspectos psicológicos da mudança

  • Mudança - oportunidade ou necessidade?
  • O dragão inexistente - medo e estereótipos da mudança
  • Ir para a batalha - preparar as pessoas para a mudança
  • Especificidades e papel da comunicação numa situação de mudança

Já está - quando é que estamos prontos para a mudança?

  • Realmente já ????? sobre as razões internas e externas para a mudança
  • Talvez seja melhor não... sobre os diferentes tipos de resistência à mudança, como os reconhecer e como os ultrapassar
  • Quando estamos assustados - Albee e o seu modelo para compreender e reduzir o stress
  • Pró e contra - quando reagimos à mudança de forma positiva e quando reagimos de forma negativa

Uma organização é como uma pessoa - desenvolve-se - proposta de Greiner para analisar o desenvolvimento organizacional)

  • Fases do desenvolvimento organizacional no modelo de Greiner
  • Manual de mudança - dicas para os agentes de mudança sobre como reagir e gerir as diferentes fases

Auto-motivação, atitudes positivas e criatividade na implementação e gestão da mudança

  • A mudança começa connosco - identificar as nossas próprias emoções, atitudes, atitudes e reacções à mudança
  • É sempre possível fazer as coisas de forma diferente - procurar novas soluções para situações familiares

Como o fazer passo a passo - sobre as fases da gestão da mudança:

  • Estabelecer o objetivo organizacional global,
  • A importância e a magnitude da mudança,
  • A mudança e a cultura da empresa,
  • Sinais de alerta - a necessidade de identificar os condicionalismos críticos.

Construir um projeto de mudança incluindo:

  • Passo a passo - divisão em fases,
  • Quem é quem - ou seja, separação de funções,
  • Pode ser diferente - consciência do possível declínio da motivação,
  • Observação e avaliação - formas de monitorizar e medir os resultados

Liderar o caminho !!! o papel da liderança na mudança

  • O papel do líder perante a mudança
  • Seleção de ferramentas e estilos de gestão numa situação de mudança
  • Todos podem ser líderes da mudança - o perfil de competências de um líder da mudança

Sozinho ou em grupo? - Envolver os trabalhadores no processo de mudança - o modelo de Drucker.

  • O que não esperávamos - sobre o sucesso súbito, o fracasso ou os acontecimentos externos,
  • O mundo imaginário versus o mundo real - sobre a incompatibilidade entre as expectativas e os factos,
  • O processo de mudança como indicador da necessidade de inovação
  • A morte súbita ou o sorriso da sorte? - mudanças que surpreendem toda a gente.

A influência efectiva de um líder de mudança

  • Como criar confiança e aceitação da mudança organizacional
  • Persuasão ou convencer as pessoas a mudar
  • Influenciar as pessoas numa situação de mudança - o modelo de K. Barnes e R. Cialdini

Requisitos

The course is general in nature and participation in it does not require specialist knowledge

 14 Horas

Número de participantes


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